Existem alguns cuidados, que contribuem para uma maior durabilidade e um desempenho exemplar da película instalada. As dicas se destinam a aplicação de película automotiva, pois a técnica de instalação de película num veículo difere da técnica utilizada em residências ou montras.
Se recentemente instalou película no seu carro confira as nossas
dicas:
1. Durante 7 dias de sol, (ou 10-15 dias chuvosos / nublados) não deve abrir as janelas do carro. Não, não se trata de uma superstição . ? Esse período é a etapa de cura (secagem) de
película. Enquanto este processo não estiver concluído existe o risco de a película “descascar”. Pois cada vez que o vidro sobe, as bordas da película sofrem uma fricção ao entrar nas
borrachas que fixam o vidro.
2. Durante 15 dias de sol, (ou 20-25 dias chuvosos / nublados) não ligue o desembaciador (resistência do vidro traseiro), isso pode causar a rejeição de película e resultar em bolhas
de diversos tamanhos.
Este dano é irreversível, portanto se acontecer, a solução será trocar a película.
3. No dia seguinte a instalação (as vezes até no mesmo dia) começa a etapa de cura.
O efeito é visível: o liquido utilizado durante a aplicação começa a concentrar-se em gotas entre o vidro e a película e formar umas “sombras”. É nessa fase que por vezes recebemos chamadas dos clientes preocupados, pois “passa-se qualquer coisa com a película” . ?
Então, se a sua película ainda é um bebé de apenas uns dias e está “esquisita”, não se preocupe, é completamente normal!
O liquido que causa a sua preocupação vai evaporar e todas as “gotas” e “sombras” vão desaparecer dentro de alguns dias.
4. Pode acelerar esse processo. Como?
Sempre que for possível deixe o carro ao sol em vez da garagem ou parque de estacionamento. Quanto mais sol apanhar a película recém-instalada, mais rapidamente evapora o liquido utilizado na instalação e a película adere completamente ao vidro.
5. Se fez a instalação de película no para-brisas não deve colocar adesivos, como o suporte de Via Verde ou o destacável do seguro na parte interior do vidro durante 5 dias de sol (ou 7-10 dias chuvosos / nublados)
6. As primeiras 2 / 3 semanas não deve limpar os vidros por dentro para excluir a possibilidade de deslocar a película.
Passado este período, para a limpeza dos vidros no interior do veículo deve ser utilizado um pano de microfibras húmido ou um papel macio e água morna. Nunca use esponja, nem jornal amassado, pois pode arranhar a película. O uso de detergentes é expressamente desaconselhado, pois as substâncias químicas presentes neles podem danificar a estrutura da película, deixando marcas irreversíveis.
7. Caso a película tenha uma sujidade, que seja difícil de remover utilizando apenas água morna, pode recorrer ao uso de um detergente limpa-vidros, mas SEMPRE diluído com água na proporção de 1:2 (1 parte de detergente para 2 partes de água)
8. Também deve ter certo cuidado ao limpar os estofos / teto, pois os produtos químicos que se utilizam para este tipo de limpeza também são prejudiciais para película, caso respinguem nela.
9. Tenha em conta ao transportar animais domésticos, que o seu amiguinho pode dar cabo da película em dois tempos.
Das duas uma: ou você tem uma conversa séria com ele com o objetivo de incutir hábitos de bom comportamento rodoviário ? ou desiste de transporta-lo solto e passa a usar uma caixa de transporte própria para animais.
10. Ah, e mais uma dica para os perfeccionistas e aos mais dedicados ao seu amigo de 4 rodas. Há marcas e modelos dos carros que trazem uma serigrafia bastante proeminente nos vidros fixos (o para-brisas, os vidros laterais da mala e o óculo traseiro).
Nesse caso, o relevo da serigrafia não deixará a película aderir ao vidro na totalidade, deixando uma borda esbranquiçada em volta do vidro. Será apenas um efeito estético, que não afetará a qualidade de instalação, nem a durabilidade da película.
No entanto é possível melhorar essa imperfeição. O truque e muito simples e acessível a qualquer um. Num dia soalheiro (o ideal a temperatura atingir 30-35 Cº) deixe o carro ao sol por algumas horas. Certifique-se de que o vidro que pretende melhorar esteja quente (muito quente mesmo) e pressione a película ao vidro por alguns segundos por toda a extinção da serigrafia. Este procedimento tão simples ajuda muito a diminuir o aspeto esbranquiçado da serigrafia e em alguns casos elimina-lo por completo.