Hoje vou contar um pouco sobre a técnica relativamente recente, que surgiu no Japão, rapidamente ganhou fama nos Estados Unidos e dai se espalhou por todas as partes do mundo.
Estou a falar de HIDROPINTURA, também conhecidos por:
WATER PRINT, AQUA PRINT, IMPRESSÃO POR IMERSÃO, HIDROGRAFIA, WATER TRANSFER PRINT.
Em que exatamente consiste este método de pintura?
O objeto que será submetido ao processo de HIDROPINTURA passa por todas as etapas de uma pintura normal.
Isso é:
- Preparação de superfície (retira-se todo o tipo de sujidade, o objeto é desengordurado e lixado, conseguindo assim aderência necessária da superfície)
- Pintura primária
- Pintura definitiva
- Acabamento com verniz
A técnica Water Print é um procedimento executado entre a pintura definitiva e o acabamento.
Em um tanque de imersão com a temperatura de água de 25ª à 30ªC é colocada a película hidrográfica de álcool polivinílico com o padrão desejado. A seguir a película é pulverizada com uma solução ativadora, que tem por objetivo dissolver a estrutura da película e deixar na superfície da água apenas o desenho gráfico.
O “mergulho”, ou seja, a etapa de imersão de objeto na água através do desenho, é executado cuidadosamente para que o padrão envolva uniformemente toda a superfície do objeto, seja ele da forma que for: reto, arredondado, pontiagudo, esférico etc.
A seguir o objeto é retirado do tanque, lavado e enxaguado para que não fique nenhum resíduo da tinta.
Depois de secar completamente o processo de HIDROPINTURA é concluído com o acabamento de verniz.
Sendo uma espécie de pintura, a durabilidade desta técnica é idêntica à durabilidade de uma pintura normal, pois não se trata de um adesivo, não tem emendas, e está completamente protegida pela camada de verniz.
Peça aqui o seu orçamento!
Veja alguns dos nossos trabalhos