O objetivo deste artigo é responder a inúmeras questões que recebo diariamente através das redes sociais e que refletem as vossas dúvidas relacionadas com vidros e películas. Vamos então esclarecer alguns equívocos.
MITO 1: A PELÍCULA PERDE A COR AO FIM DE ALGUM TEMPO
REALIDADE: a película tingida realmente está sujeita a perda de cor devido a ação dos raios UV que desgastam o corante que é adicionado a uma das camadas da película durante o processo de produção.
No entanto as películas metalizadas ou hibridas estão salvaguardadas da perda de cor. Os melhores fabricantes conseguem dar uma garantia 5, 7, 10, 15 anos e até vitalícia para este tipo de material.
Por este motivo somos representantes da Johnson Window Films, e utilizamos apenas materiais de gama alta.
MITO 2: AS MARCAS DE “CHUVA ÁCIDA” NÃO TEM TRATAMENTO.
JÁ TENTEI DE TUDO E NÃO SAI DE FORMA ALGUMA.
REALIDADE: realmente, essas marcas são muito difíceis de tirar, mas não é impossível. O que dá origem a estas manchas?
A designação de chuva ácida é atribuída a qualquer precipitação atmosférica cujo valor pH seja inferior a 4,5.
Causa da alteração de acidez?
Poluição proveniente de queima dos combustíveis fosseis: o carvão mineral, gás natural e o petróleo.
Depois de um período de seca a concentração de uma coisa que nem eu sei o que é dióxido de enxofre e dióxido de azoto em atmosfera aumenta e as primeiras chuvas possuem um teor elevado desses gases. Dai o efeito corrosivo delas.
Como não se trata de nenhum tipo de sujidade, mas sim de um vidro deteriorado realmente não existe nenhum produto de limpeza ou diluente que adiante.
Mas felizmente existe um tratamento! E sim, também fazemos isso.
MITO 3: PELÍCULA NO CARRO DÁ MULTA!
REALIDADE: apenas está sujeito a uma multa se estiver a circular com película não homologada. Neste caso a multa é de 250€. Também dá origem a multa a película escura nas portas dianteiras. Mesmo que esteja homologada e com anotação no livrete. Paradoxo? Vou explicar. A única permitida para os vidros a frente do pilar B é a película de segurança (75% de transmissão luminosa, ou seja, muuuuuuito clarinha). O proprietário do carro coloca essa nos vidros dianteiros e segue para o centro de inspeções. Obviamente a película é aprovada. Depois vai ao IMT e faz o averbamento no livrete. Feliz, porque deu a volta a situação, coloca uma segunda camada de película e desta vez com tonalidade…
Não se iluda! Lembra-se do inicio deste parágrafo?? Pois, é…
Nos documentos está tudo OK, mas na realidade tem uma película escura nas portas dianteiras… É como um hipopótamo apresentar o BI de uma girafa… Não bate certo!
MITO 4: A PELÍCULA DE SEGURANÇA E A PELÍCULA DE BLINDAGEM É A MESMA COISA!
REALIDADE: nada disso, são materiais completamente diferentes. A película de segurança desempenha a função de proteger o condutor e passageiros de ferimentos causados pelo vidro estilhaçado em situação de embate ou estouro por avaria do mecanismo do vidro ou uma pedra na estrada. Ela assegura o nível de resistência suficiente para suportar uma pedrada e impossibilita a projeção de vidros no caso de um acidente.
Já a película de blindagem, é capaz de segurar até 3 balas de calibre 45 por metro quadrado, dependendo do ângulo e distância do tiro.